domingo, 5 de janeiro de 2014

Por que o gelo cola na mão?

Na edição 714, a Recreio lançou a pergunta cabeluda: por que o gelo cola na mão? A pergunta cabeluda já foi respondida, confira:


A primeira mais correta
Da Tainá, 10 anos • Pará de Minas • MG: "porque o gelo se cansou de ser gelado e de ficar no congelador. Então, agarra nas mãos para não precisar voltar!"
A mais engraçada
Do Arthur Ferreira Rosa, 10 anos • São João Nepomuceno • MG: "porque o gelo congela a umidade da mão."
Nossa resposta
Porque a umidade das mãos é congelada pelo gelo. Ao pegarem um cubo na mão, as moléculas de água do gelo e as moléculas da umidade da pele se unem e tudo fica congelado. Então, o gelo gruda! Isso só acontece com cubos de gelo que estejam a cerca de 20 graus Celsius negativos – se a temperatura não for bem baixa, o gelo derrete antes de grudar na pele.

Realmente a sensação deve ser bem grudenta! Já teve algum gelo que não quis desgrudar de você? Comente!

8 comentários:

  1. porque presisa colocar o gelo no congelador? mas quando pega na mae ele derrete

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante amei!Essa reportagem e muito interessante.Amei!
    Abraços Emilly lopes e Ana Caroliny!

    ResponderExcluir
  3. Eu Ygor e meu amigo Ryan gostamos desta reportagem e aprendemos que não se pode colocar a mão no gelo, senão ela poderá ficar grudada e machucar a nossa mão.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Lorena e respondendo sua pergunta já grudou um gelo na minha mão,e agora eu sei o porquê.

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome é Brendon e gostei muito de saber dessa noticia da revista
    recreio. abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu sou a Emilly Kauany e gostei muito de saber que o gelo pode colar a pele da gente. Eu vou tomar cuidado para nunca colocar a língua num gelo com fumaça. Obrigada a todos desta revista por fazerem sempre reportagens super legais.
    Abraços a toda a galera.

    ResponderExcluir